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26/05/2017

15 Dicas para um escritório de arquitetura

Para os arquitetos do ateliê franco-brasileiro Triptyque, abrir um escritório é “um grande salto no escuro”.

 

Confira as principais dicas:

 

 

1. Quem é você?

Antes de começar a produzir releases e prospectar clientes, a primeira coisa a ser feita é determinar o que você quer ser quando crescer. Acreditar no seu trabalho e encontrar sua verdadeira paixão é a chave para comunicar bem as suas ideias a outras pessoas.

2. Socialize com os clientes que você quer ter

Liderar um escritório significa estar sempre trabalhando. Não há separação entre vida social e profissional. A qualquer momento você pode estar em uma conversa com um potencial cliente. Porém, não force a barra, seja você mesmo e ele perceberá isso. 

3. Descubra o que sua cidade oferece para as empresas locais

Na cidade norte-americana de San Francisco, por exemplo, é possível se registrar como uma empresa de negócio local e, com isso, integrar uma lista que permitirá contato com o governo e escritórios já estabelecidos. 

4. Peça conselhos

Ligue para profissionais que você admira. Na conversa, apresente-se e pergunte sobre a possibilidade de saber mais sobre as experiências e desafios enfrentados por eles.

5. Planeje orçamento para marketing e desenvolvimento de negócios

Fazer marketing em um escritório pequeno pode parecer luxo para algumas pessoas. Porém, divulgar sua marca é essencial. Aproveite que você é treinado para solucionar problemas com criatividade e coloque isso no marketing também.

6. Considere um pro bono ou baixos honorários - para o projeto certo

Se tiver chance, trabalhe voluntariamente ou junte-se a algum profissional ou equipe em um projeto com baixos honorários. Mas escolha um que você acredite e que terá bastante visibilidade.

7. Participe de concursos

Envie desenhos e renders para competições. Mesmo que que você não vença o concurso ou que seu projeto não seja construído, é uma boa oportunidade de ficar conhecido.

8. Invista em boas fotografias

Para ser publicado na mídia impressa ou na web, você precisa ter fotos de alta qualidade. Para isso, o ideal é encontrar um fotógrafo que compreenda a sua visão. Assim, os bons projetos são exaltados e os mais modestos acabam sendo valorizados.

9. A internet é sua amiga

Com a diminuição da mídia impressa, será mais difícil publicar em revistas. Porém, todas elas têm edições online. Relacione-se com os editores dessas publicações. Quanto mais projetos forem publicados na internet, mais facilmente você será encontrado por palavras-chave nos sites de busca.

10.Trate seus pequenos projetos como se fossem maiores

Fale sobre qualquer projeto que você tenha trabalhado usando palavras que o valorizem e jamais subestime seus conhecimentos. Você é dono de cada projeto em que você trabalhou, não importa o tamanho.

11. Associe-se a grandes escritórios para participar de projetos de destaque

Como um escritório iniciante, você não terá capacidade de lidar com comissões altas. Mas você pode se associar a empresas acostumadas com elas. Deixe elas saberem de seu interesse. Iniciar com uma pequena parte de um grande projeto pode levar a conquistas maiores no futuro.

12. Leve a sério as oportunidades excêntricas

Por mais estranhas que possam parecer, elas podem gerar projetos interessantes e gerar visibilidade.

13. Relacione-se com toda a indústria, não só com os arquitetos

Não ignore um fornecedor ou fabricante de móveis em um evento, só porque ele não é um designer. Eles têm informações valiosas que podem lhe ajudar a conquistar clientes. Por isso, relacione-se com pessoas que estão olhando para o mesmo tipo de trabalho que você, mas de um ângulo completamente diferente.

14. Seja publicado em lugares que os clientes irão ver

Lembre-se: suas revistas favoritas nem sempre são as mesmas que as dos seus potenciais clientes. É bom ser reconhecido pelos colegas de profissão, mas não se esqueça dos interesses de seus clientes - também procure publicações de negócios e comportamento influentes em sua região.

15. Interaja com grupos interessados em reformas

Praticamente todos os lugares em que pais jovens estão reunidos – parquinhos, churrascos, festa de aniversários etc. - são bons para prospectar clientes. Se você tiver filhos, então, melhor ainda. As reformas e construções de casas unifamiliares, geralmente, são conseguidas por meio da escola e dos pais dos alunos.