Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

1 minuto

5 benefícios da ergonomia em escritórios

blank

Especialistas nos estudos da ergonomia mostram como ela vem sido aplicada de maneira correta e ainda asseguram que essa técnica pode ter muitos benefícios, tanto para os funcionários como para os empreendedores.

Isso porque ela vem contribuindo para que a diminuição de cansaço (que tornam os procedimentos mais eficientes) e ajuda a evitar as lesões físicas no trabalhador.

E para você, qual é a vantagem nisso?

Para o empregador, a ergonomia nos escritórios faz com que ele tenha mais facilidade de aplicar corretamente a execução das tarefas, fazendo com que o local de trabalho fique agradável, produtivo e criativo.

O Ministério do Trabalho e Emprego, com a Norma Regulamentadora (NR-17), orienta que toda empresa tenha uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Isso faz com que você identifique as melhorias que podem ser feitas no ambiente de trabalho e atenda as condições mínimas de ergonomia para conseguir os benefícios que ela proporciona.

Antes de falar sobre os benefícios que você tem com a ergonomia nos escritórios, precisamos te alertar sobre o que você vai enfrentar caso não invista nessa técnica poderosa. Confira a seguir:

4 problemas que são relacionados com a falta de ergonomia

Dor nas costas: 

Essa é uma das queixas mais comuns; cerca de três a quatro pessoas irão ter dores nas costas, que é causada pelo sedentarismo, genética, postura, herança, levantamento de pesos e por forçar a coluna para frente e para trás.

Lombalgia: 

A região lombar aplica-se em um conjunto de manifestações dolorosas, que, com o passar do tempo, acaba contribuindo nas síndromes lombares, como fatores genéticos e antropológicos, obesidade, hábitos de postura etc.

Hérnia de disco: 

É um material de um órgão ou víscera que pode se romper. Ele é ocasionado pelo trabalho físico pesado, postura de trabalho ao se sentar e levantar, girar e inclinar o tronco frequentemente.

Dor ciática: 

Quando a dor é localizada na parte do nervo ciático, que começa na região lombar e chega nas nádegas indo até a sola do pé.

5 benefícios da ergonomia nos escritórios.

Linda empresária trabalhando com o laptop no escritório. Foto gratuita

A ergonomia nos escritórios tem muitos benefícios, já de imediato ela aumenta a relação de patrão e funcionário, mantendo uma comunicação mais aberta e promissora nos ganhos da empresa.

Então, é importante que todos na empresa aprendam com a ergonomia, que acaba deixando mais fácil cada função do seu escritório. Confira a seguir os 5 benefícios da ergonomia nos escritórios. 

Reduz o afastamento e ausência:

De acordo com um pesquisador francês, Henri Savall, se você investir em ergonomia, pode reduzir 3% de absenteísmo e ainda diminuir 25% de desperdício de matéria-prima.

Diminui o desperdício: 

Falando nisso, esse desperdício que é feito normalmente pelos funcionários por falta de motivação e até desconforto no ambiente de trabalho não vai acontecer mais, pelo sentimento de recompensa que eles terão ao praticar a ergonomia.

Melhora a qualidade de vida: 

Se você investe em ergonomia nos escritórios e sabe que um ambiente com móveis corporativos personalizados pode te ajudar a combater isso, vai ver que um ambiente confortável, com cadeiras, mesas e estações de trabalho adequadas melhoram a saúde e qualidade de vida dos seus funcionários.

Aumenta a produtividade: 

Quando um funcionário percebe que a empresa investe no bem-estar dele, se sente mais motivado e disposto a contribuir com a organização. Isso significa mais qualidade e quantidade.

Melhora a imagem diante dos seus clientes: 

Se os clientes percebem que você se preocupa com seus funcionários, e ainda tem bons prazos e qualidades, tendem a se fidelizar na sua empresa, comprando apenas de você e valorizando seu trabalho.

 Alguns exemplos de exercícios simples que qualquer um pode fazer, entre eles:

Alongamento nas mãos e dedos: Colocando um elástico em torno das extremidades dos seus dedos (excluindo o polegar), em seguida, por dez segundos estique os dedos, repetindo até 5 vezes em cada mão. O exercício é ótimo para as pessoas que trabalham o dia todo em frente ao computador digitando.

Alongamento do pescoço: Apoiando sua orelha direita no ombro direito, segurando por 15 segundos, em seguida apoie a mão direita na cabeça com a mão, repita os movimentos ao outro lado.

Alongamento do punho e antebraço: Entrelaçando os dedos com a palma da mão voltada para fora, estique os braços para cima.

Segure por 10 segundos e repita cinco vezes.

Artigos Relacionados