Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

1 minuto

Como criar uma recepção ideal para seu escritório?

A recepção será o primeiro espaço onde seus clientes conhecerão sua empresa presencialmente por isso, devemos nos atentar em como nós estamos pensando esse ambiente. Para te ajudar, a Riq Móveis vai te dar 8 dicas de como tornar esse espaço um local agradável, confortável e sem abrir mão do estilo!

Confira!

blank

Qual a impressão que um espaço com mobiliário moderno e funcional passam?

Um espaço bem projetado, com uma boa iluminação e bem decorado, transmite credibilidade e o cuidado para receber as pessoas.

Dica 1: Entenda as necessidades do ambiente

É preciso observar o espaço reservado para a recepção, verificar de acordo com as suas dimensões, se será possível realizar o projeto de acordo com essas etapas:

  • Quais clientes serão recebidos ali?
  • Como deixá-los confortáveis?
  • Qual é o tempo médio de espera desses clientes?
  • Ficará um profissional responsável pela recepção?

Seguindo essas questões é interessante pensar em composições que valorizem a recepção.
Soluções para a distração também é fundamental, como TVs ou revistas com conteúdos informativos e interessantes, detalhes fazem com que o cliente perceba que se trata de um lugar onde ele é valorizado.

blank

Dica 2: A escolha do mobiliário

É fundamental escolher móveis de qualidade e funcionais para compor visualmente o local, as cadeiras e poltronas da recepção precisam ser confortáveis e com um design que imprima a essência da empresa, um bom parâmetro é o tempo de espera médio, quanto maior for, mais confortável o mobiliário deverá ser.

Além disso, é importante pensar na ergonomia para os profissionais que trabalharão no local, cadeiras para escritório com diversos sistemas de ajustes são imprescindíveis para os funcionários.

blank

Dica 3: Faça bom uso das cores

As cores exercem grande influência nas pessoas, por isso é importante estudá-las antes de escolher quais usar no ambiente.

  • Cores quentes: Tons de amarelo, laranja e vermelho, são estimulantes. De maneira geral, proporcionam vitalidade, iluminam, animam e por isso, em uma recepção, que deve ser um lugar mais tranquilo, devem ser usadas com bastante cautela.
  • Cores frias: Tons de azul, verde e violeta, podem transmitir serenidade, relaxamento, equilíbrio. São excelentes opções para serem combinadas com tons mais neutros, ideais para ambientes de acolhimento ou para a entrada do escritório.
  • Cores terrosas: tons de marrom ou ocre, transmitem a sensação de sobriedade e, dependendo da tonalidade, podem deixar o ambiente mais acolhedor.

O preto é uma boa escolha para transmitir prudência e seriedade, além de ser uma cor bastante utilizada para passar a imagem de imponência e sofisticação e o branco deve ser balanceado, uma ótima escolha para ser usada com outras cores, por balancear a iluminação e transmitir pureza, simplicidade e estabilidade. O cinza é a cor mais neutra e pode-se afirmar que não anima ou relaxa, ou seja, é como se não interferisse muito nas sensações e também pode ser muito bem empregado em combinação com outras cores.

A recepção ideal deve ter destaque, no entanto, não é necessário pintar as paredes com as cores do seu logotipo. O que funciona e fica bonito é transmitir uma identidade visual e mais, o conceito da sua marca.

blank

Dica 4: Invista em uma boa iluminação

Assim como as cores, uma boa iluminação contribui para a transmissão de sensações, além de melhorar a imagem do lugar.

Um projeto de iluminação bem elaborado pode destacar os pontos que favorecem o espaço e ao mesmo tempo, também é possível “esconder” os pontos negativos da recepção, além disso, quando a iluminação não é planejada, o espaço pode ficar completamente desvalorizado.
Em uma sala de espera ou recepção, é interessante que essa iluminação seja mais amena. Luzes muito intensas podem ser desconfortáveis para os visitantes que precisam esperar alguns minutos no ambiente.  É interessante que o projeto de luz torne a entrada do lugar mais convidativa, para que os clientes não se incomodem com a permanência no local.

blank

Dica 5: Identifique os principais móveis e objetos a serem utilizados

A escolha da mobília e dos objetos de decoração deve ser feita com cautela, eles devem atender a um estilo e estar de acordo com a imagem do escritório. Por exemplo, móveis mais sóbrios traduzem seriedade e credibilidade, características importantes em um escritório de advocacia. A escolha dos móveis influencia alguns fatores como funcionalidade, usabilidade e conforto dos clientes.

Móveis planejados podem aumentar o aproveitamento do espaço e atender a necessidade da área destinada aos clientes, móveis em excesso ou inadequados prejudicam o ambiente.

blank

Quadros, almofadas, plantas, tapetes são elementos decorativos que ajudam a passar uma sensação agradável.

Dica 6: Evite sobrecarregar o ambiente

A recepção de um escritório é um local que tem um fluxo intenso de pessoas. Enquanto algumas chegam, outras estão de saída e por essa razão é fundamental que o espaço não esteja sobrecarregado de móveis e outros objetos.
É importante pensar na circulação de pessoas, especialmente em ambientes menores. Isso evita a sensação de que o espaço é apertado e mal planejado para receber os clientes.

Dica 7: Sua decoração alinhada a imagem da sua empresa

Quadros modernos ou fotografias em preto e branco? Tapetes aconchegantes ou almofadas? Vasos com plantas ou uma parede inteira com jardim vertical?
Pense no público que estará no local, do que elas gostam, o que elas apreciam. Você vai acertar, com certeza!

Dica 8: Como organizar a recepção da sua empresa na prática?

Demonstrar cuidado e respeito com o visitante nada mais é, do que demonstrar carinho. Então, é importante pensar em:

  • Uma TV com programação apropriada.
  • Revistas de acordo com o perfil do público.
  • Bancada para água, café e até uns biscoitos.
  • Acesso fácil ao banheiro.
  • As plantas e um bom paisagismo, ajudam a deixar o ambiente mais leve e agradável.
  • Aroma agradável: coloque um cheirinho gostoso na sua recepção. Isso agrada muito!

Aqui na Riq Móveis nós projetamos e idealizamos esse ambiente junto com você, de acordo com a sua necessidade e o porte da sua empresa, em busca de um ambiente funcional, aconchegante e com um preço acessível, desde os móveis individuais ou até mesmo um projeto do zero.

E o melhor, nós temos um pagamento facilitado com parcelamentos de até 10x no cartão de crédito, será um prazer atender sua empresa!

Conheça mais do nosso trabalho!

Para mais informações Fale Conosco ou clique aqui e nós entraremos em contato com você.
E aí, ficou com vontade de transformar seu espaço? Conte com a ajuda da Riq Móveis para planejar seu espaço da melhor forma possível!

Nosso whatsapp: (11) 94037-9454

Camila Negreiros
Designer de Interiores / Marketing Digital.

Artigos Relacionados