Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

8 minutos

Como é produzido o MDF

Descubra como é feito o MDF e como funciona o processo de fabricação desse material que tem sido amplamente utilizado para móveis de escritório e outros segmentos.

Descubra como é feito o MDF e como funciona o processo de fabricação desse material que tem sido amplamente utilizado para móveis de escritório e outros segmentos.

O que é MDF, MDP e madeira maciça?

Você sabe como é produzido o MDF? Caso ainda não conheça o processo de fabricação desse material, vamos detalhar cada etapa da produção do MDF, sigla que vem do inglês (Medium Density Fiberboard) e significa Fibra de Média Densidade. O MDF tem sido cada vez mais adotado por empresas. Visto que o material reduz bastante o desmatamento de árvores, especialmente na indústria de móveis.

1. Corte da madeira

blank

O primeiro passo da fabricação do MDF é o corte da madeira (eucalipto ou pinus), cultivadas em regiões de reflorestamento. Ao atingirem aproximadamente 28 m de altura, cortam-se as árvores e as levam para as fábricas, na forma de toras de cerca de 6 m. Então, realiza-se o processamento das toras em uma máquina, que as pica com o intuito de transformá-las em lascas de madeiras, também conhecidas como cavacos.

2. Separação de fibras

Os cavacos são cozidos e enviados para a desfibração. A máquina separa as fibras de madeira por meio de discos, após o amolecimento da lignina durante a etapa de cozimento. Lignina é a cola natural da madeira.

Em seguida, as fibras de eucalipto (em torno de 1 mm de comprimento), e as de pinus, (média de 2,2 mm de comprimento), seguem para separação e adicionadas junto de uma resina sintética. Secadas a partir de uma tubulação com ar aquecido.

3. Molde

A nova etapa é a moldagem das fibras em colchões homogêneos, que ocorre na máquina formadora. Em uma pré-prensa, passam por um processo de remoção de ar acumulado. Além disso, a altura final dos colchões acaba reduzindo em relação à altura inicial, podendo diminuir de sete a 10 vezes.

4. Prensa

Outra fase é a prensagem dos colchões, que ficam submetidos a altas temperaturas e pressões elevados durante um tempo específico, o que faz a resina colar as fibras, gerando a chapa de MDF. Ao sair da prensa, resfria-se a chapa e a encaminha para a lixadeira.

5. Polimento

Quando está na lixadeira, a chapa de MDF passa por um polimento, que serve para equilibrar a espessura de vários pontos do painel. O máximo de diferença de espessura entre um ponto e outro do item deve ser 1/10 de milímetro.

6. Corte e embalagem

Corta-se a chapa no tamanho desejado, conforme a sua função no mercado. Seguindo para embalagem e entrega aos distribuidores. E ainda há a possibilidade de que as chapas de MDF crus recebam revestimentos após o encerramento da produção.

Clique e conheça alguns produtos produzidos com MDF:

blank
Mesa executiva diretor Sedute
blank
Estação de trabalho Work

Quer saber mais? Converse com nossos executivos de vendas através do Whatsapp!

Siga nosso canal no Youtube para ficar por dentro das novidades do mundo de mobiliário corporativo!

Conheça também nosso e-commerce Rikstok!

Artigos Relacionados