Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

1 minuto

Dicas simples para manter o escritório sustentável

Super Dicas da Riq para Escritórios Sustentáveis

Super Dicas da Riq para Escritórios Sustentáveis

blank

Algumas ações do cotidiano podem amenizar os danos ao planeta e manter a rotina um pouco mais sustentável. No âmbito profissional também é preciso criar o hábito de pensar na redução do consumo de produtos que agridam o meio ambiente, transformando o espaço comum em um escritório sustentável.

Separamos algumas dicas para manter o escritório mais sustentável:

Lâmpadas: Comece pela troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED. Apesar de serem mais caras, elas duram muito mais (algumas chegam a 14 anos) e geram no total redução de até 90% na conta de luz, segundo cálculos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Além disso, certifique-se de desligar todas as lâmpadas ao sair do escritório na hora do almoço e no fim do dia e também em salas que não estão sendo usadas. Reveja se é necessário deixar todas elas acesas mesmo durante o expediente. Quanto mais luz natural puder deixar no ambiente, melhor.

(Foto: Reprodução)

Monitores: O monitor é o responsável pela maior parte do consumo de energia em um computador.

Ar condicionado: Racionalize a utilização do ar-condicionado, desligando-o na hora do almoço e pouco antes do fim do expediente. Opte por aparelhos com selos de eficiência no consumo de energia. Dimensione a capacidade do aparelho ao tamanho do ambiente e evite instalá-lo onde há incidência direta de sol. Se a temperatura externa estiver amena, opte por manter o aparelho desligado e refresque o ambiente mantendo as janelas abertas.

Stand by: Verifique o consumo dos equipamentos que ficam em modo stand by. Às vezes, compensa mais desligá-los, pois contribuem para o aumento da fatura de energia mesmo que estejam desta forma.

(Foto: Reprodução)

Copos descartáveis: Você sabia que o plástico ao entrar em contato com líquidos quentes (chá ou café, por exemplo), libera uma substância chamada “Estireno” que pode aumentar os riscos de câncer? As informações são baseadas em pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), portanto, evite o desperdício de copos plásticos descartáveis e invista em canecas e copos de vidro ou porcelana.

Banheiros: Se possível, invista em sistemas de descargas nos banheiros e em torneiras mais modernas que podem gerar economia de até 50% no consumo de água.

(Foto: Reprodução)

Plantas: Plantas dão sempre a sensação de frescor ao ambiente. Mas opte pelas variedades que exijam menos água, como a Ficus e a Palmeira Ráfia.

Reciclagem: É muito comum as pessoas fazerem a separação do lixo em casa, mas não no ambiente de trabalho. Conscientize os funcionários e, claro, dê alternativas de recipientes para a separação.  Apesar de praticamente 100% do papel utilizado como material de escritório ser oriundo de florestas renováveis é sempre bom racionalizar o consumo. Só imprima o que for necessário e, se for o caso, opte pela impressão nos dois lados do papel. Folhas impressas de um lado que não têm mais serventia podem ser cortadas e usadas como rascunho. Se possível, acerte com uma cooperativa de reciclagem para fazer a coleta dos materiais.

O engajamento dos funcionários é muito importante para que haja conscientização sobre a importância de ter atitudes sustentáveis.

Artigos Relacionados