Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

8 minutos

Como montar um escritório funcional?

Mantenha o ambiente de trabalho agradável e funcional!

Mantenha o ambiente de trabalho agradável e funcional!

Se a palavra “escritório” lhe traz à mente uma sala cheia de cubículos apertados, você pode se surpreender com o que é possível criar hoje, conheça as dicas para um escritório funcional!

blank

O importante antes de iniciar qualquer trabalho de decoração, é compreender as necessidades e como a funcionalidade será aplicada. Por exemplo:

Se em sua empresa há uma alta movimentação de clientes e funcionários, os móveis e suas disposições devem estar de acordo, para que não haja atropelos e nem bloqueios. Já, se seu espaço é apenas para algumas pessoas, que passam longos períodos sentados, o mesmo ambiente pode receber outros elementos que irão complementar e permitir que tudo de importânte esteja acessível ao alcance das mãos.

Dica: Observe a posição das portas, logo você irá encontrar uma possível rota de passagem. Isso facilitará na hora de determinar o projeto da sua empresa.

Agora, vamos conhecer os pontos importantes para que qualquer espaço se torne um escritório funcional:

Iluminação:

blank

A iluminação é um dos pontos mais importantes em qualquer ambiente. Se você tem a possibilidade de usar iluminação natural, melhor ainda! Além da economia de energia, ela aumentará o bem-estar e a saúde física e mental de seus funcionários, o sol provem vitamina D além de energizar o ambiente e quem está trabalhando. Funcionários saudáveis e motivados de forma simples e sustentável!

Agora, se não há a possibilidade de utilizar luz natural, investir em luz artificial adequada pode ser o ponto de diferença entre conforto e irritação, tanto para seus funcionários quanto para seus clientes.

O ideal é que em cada estação de trabalho tenha iluminação branca, o que trará conforto visual além de uma estabilidade, ou seja, nada de momentos do dia muito escuros e em outros, muito claro. Se o serviço é focado em detalhes ou em trabalhos manuais, uma luminária de mesa ou uma luminária articulada de parede são uma ótima opção!

Acústica:

Mulher em uma videoconferência em seu escritório doméstico durante a pandemia de coronavírus Foto gratuita

Outro ponto essencial é a acústica. Se seu escritório fica em uma avenida movimentada, por exemplo, onde barulho de carros, buzinas e sirenes tocam o dia todos, se concentrar se torna um desafio!

Pense onde as portas e janelas estão posicionadas e se possível, mantenha a produção da sua empresa na parte interna, onde terão menos pessoas transitando e menos interferência externa.

Dicas para área de espera:

  • Invista em cortinas, além de dar acabamento, elas abafam o som.
  • Ter um sistema de som interno também ajuda, deixe uma música suave tocando para relaxar.
  • Outra solução simples é o uso de sons naturais, como pequenas fontes ou cascatas, que além de acalmar, refrescam o ambiente.

Mobiliário adequado:

blank

Um mobiliário adequado, pensado na forma de trabalho e no fluxo irá garantir um ambiente muito mais funcional e preparado. Por exemplo, ter uma mesa com armários garantirá que os documentos importantes estarão sempre “a mão”.

Outra alternativa é o uso de estações de trabalho, que além de práticas, mantém equipes próximas.

Mas independente do design, é indispensável que todo mobiliário seja laudado pela NR17, o que garantirá conforto em alturas corretas para os funcionários, evitando problemas de saúde.

Organização:

Vista lateral de pessoas de negócios irreconhecíveis cortadas, trabalhando na mesa comum Foto gratuita

A organização é crucial para que uma empresa se mantenha produtiva com qualidade. Seja através de armários, roupeiros, arquivos, estantes ou prateleiras. Mantendo os documentos seguros, livre da poeira e da exposição ao tempo.

Dica extra: Providencie para sua equipe calendários, planners e blocos de nota, apesar do mundo digital que estamos vivendo, ter um papel a mão sempre que precisar, ajuda muito!

Quer saber mais sobre esses e outros modelos? Converse com nossos executivos de vendas através do Whatsapp!

Siga nosso canal no Youtube para ficar por dentro das novidades do mundo do mobiliário corporativo!

Conheça também nosso e-commerce Rikstok!

Artigos Relacionados