Ergonomia X Produtividade: Qual a relação?
Produtividade e Ergonomia saiba a relação no ambiente de trabalho.
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”Por incrível que possa parecer, do ponto de vista da ergonomia, as máquinas de escrever eram melhores, mesmo sendo brutas, com teclas duras e sem nenhuma facilitação tecnológica. Só quem as usou sabe como era”. Saiba sobre a evolução do escritório e a importância Ergonômica.
Do ponto de vista da ergonomia para escritórios, o que é melhor, a máquina de escrever ou o computador?
Por incrível que possa parecer, do ponto de vista da ergonomia, as máquinas de escrever eram melhores, mesmo sendo brutas, com teclas duras e sem nenhuma facilitação tecnológica. Só quem as usou sabe como era.
Mas, não precisa jogar seu notebook na parede e voltar para sua velha Olivetti Lettera 82. Nós vamos apresentar um série de argumentos envolvendo a organização do trabalho que irá lhe ajudar a melhorar a relação do trabalho frente ao computador, unindo produtividade com conforto.
Na década de 70, surgiram as primeiras epidemias envolvendo a lesão por esforços repetitivos entre os trabalhos administrativos. Na época, o termo era chamado de “câimbra do escrivão”. Depois surgiram as LERs – Lesões por Esforços Repetitivos e hoje DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionada ao Trabalho. Isso pode ser justificado por vários motivos: condições não ergonômicas, falta de organização do trabalho, falha nos mecanismos de regulação, como: pausas regulares, rodízios com demais atividades.
Veja abaixo outros fatores e exemplos de condições ergonômicas desfavoráveis.
Diversidade: antes dos computadores e da internet, um trabalhador precisava fazer inúmeras tarefas, em locais e com posturas diferentes. Hoje, tudo é feito sentado diante do computador.
O segundo fator refere-se a adaptação tardia do mobiliário que até então era preparado para trabalhos manuscritos e com máquina de escrever e passou a ser utilizado para trabalhos com computadores. Entre os principais problemas relacionados a esse fator estão as cadeiras inadequadas, a altura e a lateralização do monitor, altura do teclado, posicionamento incorreto do mouse, pouco espaço para acomodar documentos sobre a mesa e espaço restrito para acomodação das pernas, entre outros.
O terceiro fator relaciona-se ao ambiente. Com o advento da informática, surgiram novos conceitos nos leiautes dos escritórios, entre eles o “open space”, escritórios sem divisórias, onde todo mundo trabalha junto – coworking – com mesas coladas umas às outras. Esse conceito trouxe ganhos de socialização, arquitetura, democratização no organograma – relação com a chefia – mas intensificou problemas relacionados à cognição, concentração, ruído, estresse, conforto e também fadiga visual provocada por ofuscamentos e reflexos sobre as telas, principalmente provocada pelo posicionamento inadequado das luminárias que são distribuídas de maneira uniforme, não obedecendo os ângulos adequados em relação a posição das mesas ou desconfigurando o projeto inicial quando há mudanças, criando, dessa forma, pontos cegos.
Os problemas citados até agora estão relacionados basicamente com: ausência de pausa, falta de organização do trabalho, mobiliário inadequado, ausência da visão da ergonomia para escritórios na fase de projetos. Veja algumas dicas para melhorar a adaptação dos ambientes de trabalho administrativos às pessoas:
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