Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

8 minutos

O primeiro móvel para escritório.

Quem projetou o primeiro móvel para escritórios?

Quem projetou o primeiro móvel para escritórios?

Quem criou o primeiro móvel para escritório ?

Em 1904, o arquiteto Frank Lloyd Wright projetou o primeiro móvel específico de trabalho para seu Larkin Building, localizado em Buffalo (EUA). Mas, como muitos outros arquitetos da época, ele estava mais interessado em adequar suas cadeiras e móveis ao estilo de sua construção do Na década de 1930, as empresas começaram a criar consciência quanto à relação entre seu mobiliário e o desempenho de seus funcionários.

Então, o design de móveis e objetos para escritório foi tomando corpo, sem deixar a estética de lado.

O arquiteto Ludwig Mies van der Rohe (1886 – 1969) é um exemplo dos que exploraram o conforto e a beleza simultaneamente. Um dos criadores da escola Bauhaus, ele tem em seu currículo diversas cadeiras que são referência de design até hoje, como a Brno, de 1930.

O casal Eames, Charles (1907 – 1978) e Ray (1912 – 1988), também entraram para a história do mobiliário de escritório com projetos inovadores, funcionais e divertidos. Eles utilizavam materiais como plástico, fibra de vidro, couro, metais e tantos entre outros. Entre seus clássicos, estão a Eames Louge Chair e a Eames Aluminum Group & Soft Pad Chairs.

Em 1958, outro ícone do design surgia: a cadeira Swan, projetada pelo designer Arne Jacobsen (1902 – 1971) para os salões do Hotel Royal, em Copenhagen. Com linhas curvas e tecnologia avançada para a época, a cadeira foi um sucesso instantâneo.

Diamond du designer Harry Bertoia : une chaise iconique en cuisine ! | ARTHUR BONNET

Se fossemos escrever sobre cada um dos arquitetos e designers que deixaram sua marca no mobiliário para escritório clássico, este texto não teria fim. Então vamos finalizar com o escultor italiano Harry Bertoia (1915-1978). Ele estudou e trabalhou a maleabilidade do metal em telas e tramas, dando origem a uma das linhas de móveis mais famosas de todos os tempos, pela sua simplicidade, funcionalidade e ergonomia.

Estas cadeiras são a prova de que as cadeiras clássicas, não importa quanto tempo passe, sempre vão estar na moda, compondo ambientes de trabalho bonitos e funcionais. E a presença dessas cadeiras em um ambiente de trabalho é garantia de uma boa impressão para quem entrar em seu escritório.que ao aspecto físico de quem iria se sentar nela.

Artigos Relacionados