Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

8 minutos

Você conhece o conceito de Smart Office?

Você conhece o conceito de smart office ?

Você conhece o conceito de smart office ?

Executivos brincando e rindo no escritório Foto gratuita

Sabia que é possível que, em um futuro não tão distante assim, o nosso tradicional escritório de trabalho esteja livre de telefones fixos, computadores pesados e quem sabe até mesmo mesas? Isto talvez soe futurisistico demais, mas o conceito de smart-office (escritório inteligente) já está sendo utilizado em muitos locais de trabalho.

Dentro do conceito de smart-office, o escritório se adapta ao funcionário e ao trabalho realizado e não o contrário. O conceito pode ser aplicado em vários aspectos:

  • na iluminação: como por exemplo iluminação que se ajusta automaticamente ou janelas que se abrem ou fecham dependendo da luz exterior
  • na temperatura: quem sabe não precisaremos mais brigar pelo controle remoto do ar condicionado com climatização individual
  • na sustentabilidade: sensores que desligam aparelhos e lâmpadas quando não são necessários e até mesmo controle do uso de água nos banheiros.

Porém, talvez a peça mais importante do conceito smart-office seja o espaço. Ambientes de trabalho mais abertos estão sendo cada vez mais utilizados por grandes corporações e start-ups.

Empresas utilizando o novo conceito estão dedicando menos espaço para trabalho individual e mais espaço para áreas coletivas. Há o uso de uma área grande a aberta para mesas uma ao lado da outra, sempre perto de áreas coletivas com mesas, sofás, puffs e muito mais conforto, feitas para encorajarem funcionários a se moverem pelo escritório e interagirem um com os outros, formando ideias que não seriam possíveis em trabalhos individuais.

blank

Até mesmo o fato de ficarmos sentados durante a maior parte de nosso trabalho está sendo revisto: talvez trabalhar em pé não seja uma ideia muito agradável para você, mas muitos escritórios estão criando mesas e cadeiras que são facilmente convertidas para estações de trabalho em pé. Até mesmo sensores estão sendo instalados para dizer ao funcionário por quanto tempo ele esteve sentado ou pé durante o trabalho e também para aconselhá-lo a se levantar ou sentar no tempo certo.

É certo que os ambientes de trabalho estão ficando mais humanizados para assim aumentar a produtividade do funcionário e esse é um dos fundamentos do smart-office. Com a análise profissional do espaço, um estudo de comportamento do funcionário pode trazer mais conforto, flexibilidade e produtividade à empresa, a começar pela escolha de um mobiliário e a construção de um que se adapte às necessidades do trabalho realizado. E é possível que este futuro não esteja tão distante quanto pensamos.

Artigos Relacionados