Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

1 minuto

Ergonomia no ambiente de trabalho

A ergonomia tem como objetivo desenvolver técnicas para que você possa se relacionar com o espaço de maneira inteligente, eficiente e segura, sem comprometer a sua saúde.

A ergonomia tem como objetivo desenvolver técnicas para que você possa se relacionar com o espaço de maneira inteligente, eficiente e segura, sem comprometer a sua saúde.

blank

Analise a rotina:

Pare por alguns minutos e pense em toda a sua rotina do dia, de forma especial, você sabe sobre a importância da ergonomia e o que essa rotina exige do seu corpo? Muitas horas em pé, muitas horas sentado, muitas horas caminhando… Isso depende do seu trabalho, cada atividade tende a desgastar o organismo de uma forma diferente.

Quando isso não é levado em consideração, as consequências para a saúde podem ser terríveis. É por essa razão que é preciso conhecer e compreender a importância da ergonomia.

Infográfico de posição correta e má posição sentada Vetor grátis

A ergonomia tem como objetivo desenvolver técnicas que o ser humano possa aplicar em seu dia a dia (especialmente no ambiente de trabalho), para se relacionar com o espaço de maneira inteligente, eficiente e segura, sem comprometer a sua saúde.

As empresas têm a responsabilidade de proporcionar um ambiente seguro para os seus colaboradores e uma das principais formas de fazer isso é investindo em produtos de ergonomia, ou seja, em dispositivos que favoreçam uma postura ergonomicamente correta. Cadeiras que permitam que as pessoas deixem a coluna ereta e que tenham altura regulável, mesas em uma altura coerente e suportes ergonomia (para computador) são alguns dos exemplos.

Para quem pensa no conforto e principalmente na saúde dos funcionários, ter um suporte é mais do que um produto, mas sim uma solução. Inclusive, nas empresas em que existe essa preocupação, até a produtividade tende a ser maior. Quando todos trabalham com as condições adequadas, as atividades rendem mais e isso acaba tendo reflexos positivos para toda a empresa.

A ergonomia em 3 campos: Física, cognitiva e organizacional

A primeira é a categoria em que esse suporte está inserido, porque compreende as respostas do corpo humano à rotina de trabalho, incluindo a postura, movimentos, possibilidade de lesões e similares.

Retrato do empresário americano africano sorridente na camisa branca e óculos sentado e trabalhando em seu laptop no escritório isolado Foto gratuita

Enquanto isso, a ergonomia cognitiva diz respeito ao quanto o trabalho exige mentalmente de um indivíduo. E, por fim, a ergonomia organizacional está relacionada à estrutura de organização da empresa, como ela pode melhorar a satisfação da equipe com o trabalho, teorias motivacionais, ética, gestão de qualidade e outros elementos.

Para otimizar ainda mais o espaço, seu trabalho ou lazer o suporte para monitor da Brasforma, possui ajuste de altura, fixação por morsa e organizador de cabos.

Como aplicar a ergonomia nas empresas? De modo geral, a ergonomia nas empresas pode ser aplicada através da ginástica laboral, intervalos regulares e rotatividade de tarefas, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com a função e carga horária do funcionário.

blank

A disposição adequada de mesas e cadeiras, equipamentos e demais itens utilizados na produção torna o empregado mais motivado para o trabalho diário.

Qual a importância da ergonomia no ambiente corporativo?

Redução do número de afastamentos e ausências:

A ergonomia reduz o número de afastamentos por problemas de saúde e acidentes de trabalho, uma vez que é responsável pelo bem estar dos funcionários.  

Diminuição de desperdício:

A garantia de saúde e bem estar durante o trabalho proporcionados pelas técnicas ergonômicas favorecem na diminuição do desperdício de matéria prima e demais materiais utilizados na empresa. O ambiente laboral saudável assegura trabalhadores motivados e atentos com a tarefa exercida.  

Melhoria na qualidade de vida:

Garantir que a área de trabalho seja limpa e organizada é um dos pontos principais. Estações de trabalho com mesas propriamente ajustadas e cadeiras que permitam modificações para que se encaixem com cada corpo.

Valorização profissional:

Os benefícios acarretados pela ergonomia proporcionam o sentimento de valorização profissional por parte dos colaboradores. Quando as pessoas recebem suporte para exercerem suas funções, existe o sentimento de reconhecimento que influencia em sua permanência na empresa.  

Produtividade:

Com a redução no número de ausências, as entregas dos clientes são feitas dentro do prazo estipulado. O cliente satisfeito resulta em mais pedidos e oportunidades de produção para a empresa. As empresas que quiserem se manter atuantes devem investir em uma estrutura ergonômica que garanta a qualidade e harmonia do ambiente de trabalho.

Com funcionários saudáveis e motivados, a instituição preserva a sua imagem e garante produtividade e atuação no mercado.

Quer saber mais? Converse com nossos executivos de vendas através do Whatsapp!

Siga nosso canal no Youtube para ficar por dentro das novidades do mundo do mobiliário corporativo!

Conheça também nosso e-commerce Rikstok!

Artigos Relacionados