Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?

8 minutos

O conceito de Coworking

O que é Coworking ?

O que é Coworking ?

Conheça o coworking, uma forma de trabalho flexível sem perder a produtividade

blank

A maneira como as pessoas trabalham, já não é mais a mesma de alguns anos atrás. Atualmente não vemos mais apenas empresas operando de forma engessada, com horários rigorosos e colaboradores dentro das salas por horas seguidas. É crescente o número de pequenos negócios, profissionais freelancers, startups e empreendedores inseridos no mercado e nesse contexto que manifesta-se o coworking.

O Coworking surgiu nos Estados Unidos no ano de 2005, quando Brad Neuberg, um engenheiro de software criou uma comunidade de trabalho com os amigos. O conceito baseia-se na ação de um grupo de profissionais trabalhando em um mesmo espaço, independentes um dos outros, o objetivo é o compartilhamento de valores e a busca pela sinergia, por conta da troca de experiências (por estarem no mesmo espaço).

No Brasil, a definição surgiu no ano de 2008 e já conta com mais de 100 espaços e cerca de 600 coworkes, entre eles, designers, profissionais da área de comunicação, advogados, entre outros. A ideia é que as pessoas desenvolvam seus trabalhos, sem a pressão do meio corporativo e sem o isolamento do home office, podendo assim, interagir entre si, trocar experiências, estabelecer relacionamentos e até mesmo parcerias.

Como funciona a dinâmica do coworking

O coworking funciona da seguinte forma: o profissional que deseja utilizar o espaço, paga um valor (que pode ser por hora, semanal, mensal ou através de pacotes). No ambiente, o usuário tem acesso a mesa compartilhada para trabalho, internet, sala de reunião e treinamento, telefone, impressora, entre outros atributos. Aluguel, conta de luz e água e manutenção do espaço, ficam a cargo do proprietário da instalação.

Vantagens do coworking

Jovem mulher sorridente trabalhando no laptop no espaço de escritório de coworking Foto gratuita

A dinâmica do coworking traz vantagens como:

  • Corte de gastos por parte do empreendedor referentes a criação e infraestrutura de uma empresa.
  • Economia com pagamento de salários, taxas e impostos.
  • Gera networking, visto que os profissionais, por compartilharem da mesma sala, acabam interagindo entre si.
  • Elimina o isolamento que um trabalho home office pode causar.
  • Cria um modo de trabalho dinâmico e colaborativo, onde os profissionais podem auxiliar uns aos outros.
  • Promove o convívio social, estimula os encontros aleatórios e as conversas espontâneas.
  • Facilidade na mudança de atividade, caso o negócio não vá para a frente.
  • Proporciona qualidade de vida ao profissional.

Desvantagens do coworking

Conheça a seguir algumas desvantagens do modelo de trabalho coworking

  • Com a grande quantidade de pessoas em um mesmo espaço, o nível de concentração deve ser maior, o profissional pode acabar disperso e produzindo menos.
  • O fato do coworking funcionar sem delimitação de espaço pode resultar em uma falta de privacidade nos processos do profissional.
  • A informalidade do coworking pode ser um fator desvantajoso caso o ramo do seu negócio exija algum tipo de protocolo, como por exemplo em um escritório de advocacia.

A escolha de se trabalhar em um coworking depende única e exclusivamente do profissional, o mais viável é que sejam ponderadas certas questões do dia-a-dia de trabalho, como por exemplo: Você produz melhor com meta e horários definidos? Você gosta de trabalhar em equipe? Ou prefere trabalhar em casa e sozinho? Você percebe que rende mais quando estabelece sua própria escala de trabalho? A resposta destas e outras questões, te ajudarão a entender sobre o seu perfil profissional.

Artigos Relacionados