Ergonomia X Produtividade: Qual a relação?
Produtividade e Ergonomia saiba a relação no ambiente de trabalho.
Temos condições especiais para empresas e compras no atacado, consulte-nos. Deseja prosseguir para loja virtual?
Produtividade e Ergonomia saiba a relação no ambiente de trabalho.
A ergonomia no trabalho é conhecida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Por meio da ergonomia, especialistas avaliam os riscos presentes na atividade laboral e determinam as condições ideais para a realização daquela atividade. Quando necessário, são efetuadas adequações no ambiente de trabalho para minimizar os riscos à saúde física, mental e emocional dos trabalhadores.
Para isso, é preciso conhecer o perfil dos colaboradores e o tipo da atividade exercida.
Segundo informações da Previdência Social, 90% dos afastamentos de colaboradores em empresas brasileiras são causadas por doenças ósseo moleculares ou sofrimento mental. Isso gera um alto custo tanto para a previdência quanto para o setor produtivo.
No Brasil, já existe uma regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego tratando da ergonomia. A NR-17 estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos trabalhadores, visando garantir maior segurança, conforto e eficiência nas atividades exercidas.
De acordo com a NR-17, todo o empregador deve realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho junto aos seus colaboradores. Esta avaliação deve levar em consideração uma série de informações sobre a atividade laboral, como o levantamento de peso, a descarga de materiais e a adequação do mobiliário e do equipamento às condições de trabalho, incluindo a utilização de cadeiras e mesas ergonômicas para escritório.
Além de ser reconhecida como um fator determinante para o aumento da produtividade laboral, a ergonomia gera outros benefícios para os colaboradores e para a empresa.
Os móveis ergonômicos para escritórios representam uma revolução no ambiente de trabalho moderno. Imagine entrar em um escritório onde cada cadeira se ajusta perfeitamente à sua postura, proporcionando um suporte ideal para suas costas, evitando dores e desconfortos ao longo do dia. As mesas, projetadas para serem ajustáveis em altura, permitem que você alterne entre trabalhar sentado e em pé, promovendo uma circulação sanguínea saudável e reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares. Essas mudanças não apenas melhoram o bem-estar físico dos funcionários, mas também aumentam a produtividade e a satisfação no trabalho, criando um ambiente onde todos se sentem valorizados e confortáveis.
Além dos benefícios físicos, os móveis ergonômicos têm um impacto significativo na saúde mental e na moral da equipe. Trabalhar em um espaço que prioriza o conforto e a ergonomia pode reduzir significativamente o estresse e a fadiga mental.
Confira outros benefícios da ergonomia no trabalho:
Ao zelar pela saúde e pelo bem estar dos colaboradores, o número de afastamentos por questões médicas ou por acidentes de trabalho diminui, o que eleva a produtividade de toda a empresa;
A melhoria no bem estar e o ambiente mais confortável mantêm os funcionários mais motivados e mais atentos às suas atividades. Isso diminui sensivelmente as falhas e a perda de matérias primas utilizadas no processo produtivo.
Quando uma empresa se preocupa com a ergonomia no trabalho ela está buscando aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos seus colaboradores.
Um ambiente de trabalho favorável garante uma melhora geral na saúde e qualidade de vida do trabalhador, além de menos estresse e doenças ocupacionais.
A ergonomia no trabalho reflete também no despertar de um sentimento de valorização entre os colaboradores, isto é, profissionais mais motivados e dispostos a permanecer na empresa.
O uso cada vez mais frequente de novas tecnologias faz com que os colaboradores gastem menos tempo, porém tenham uma vida mais sedentária.
Trabalhar longas horas na mesma posição e não praticar o tempo mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) configuram um comportamento que pode ser chamado de sedentarismo no trabalho.
Quando esta situação se repete por um período mais longo, há um sério risco de desenvolver problemas de saúde como hipertensão, estresse, dores musculares ou diabetes.
Neste contexto, a ergonomia tem o objetivo de reduzir os efeitos negativos que ocupações sedentárias podem causar.
Para evitar que o sedentarismo comprometa a saúde e a produtividade dos colaboradores, a empresa deve estimular comportamentos saudáveis, como promover a alimentação saudável e incentivar à pratica de exercícios físicos, o que pode ser feito por meio de um benefício corporativo de atividade física.
Além de assegurar um ambiente mais confortável para que o colaborador produza melhor, a ergonomia também visa garantir a sua saúde fora da empresa. Para atingir estes objetivos, uma série de pequenos ajustes pode ser bem efetivos, como:
Agora que você conhece um pouco mais sobre ergonomia no trabalho, conte para gente: como você avalia a sua empresa? Os colaboradores trabalham em um ambiente confortável e que estimula a produtividade? Ou o ambiente de trabalho compromete a sua saúde?
Quer saber mais sobre esses e outros modelos? Converse com nossos executivos de vendas através do Whatsapp!
Siga nosso canal no Youtube para ficar por dentro das novidades do mundo do mobiliário corporativo!
Conheça também nosso e-commerce Rikstok!